terça-feira, 14 de agosto de 2012

Para Susana



                                                          (Fonte: Google Imagens)



Seu nome é Susana, e só soube disso hoje. A boa e velha verdade é que não a conheço com inteireza, mas do pouco que soube, deu para ver uma professora nata. Ela já tem lá o seus quarenta anos de vida, dois filhos, sendo o maior com dezoito anos, futuro calouro de História da Universidade de Brasília, assim ele almeja e torço por isso. Sua fonte de inspiração vem exatamente dela, su madre. Ela passou grande parte de sua vida cuidado dos filhos, da casa, exercendo o difícil e inacabado papel de dona de casa, profissão em desuso e ainda necessária. Mas ela não aquietou-se aí, do contrário, resolveu dar aulas de reforço free em casa para os amigos de seus filhos. Quando percebeu já somavam estudando em sua casa, por volta de umas quarenta crianças. Descobriu a vocação para a Pedagogia e resolveu testar o ENEM. Deu certo. Conseguiu passar pela UnB para o campos de Catalão, mas a distância foi cruel e aproveitou a nota numa bolsa de cem por cento numa instituição particular.

Um dia ela se apresentou a turma e logo, logo me fez chorar. Quebrou a minha postura um tanto séria naquele dia, me fazendo enxergar uma grande e promissora professora diante de meus olhos marejados.
Ela é firme, doce, forte e amável. Gosta de gente e assim fica quase impossível não gostar dela também. Fiz isso fácil! Ela tem gana de aprendizado, é gente como tantos outros que trabalham, ralam, enfrentam ônibus lotado e que segue dando conta do recado, ainda quando duro.

Ela não é nem mais, nem menos, vai no caminho da medida certa, alinhada com seu tempo. Não satisfeita, me surpreendeu novamente me dando um abraço afetuoso e me comunicou um presente inesperado... Ela foi lá na vida dela, futricou uma porção de possibilidades para resolver uma questão que, até então, acreditei ser só minha. Ela deu seu jeito e resolveu.

Desinteressada em retorno e completamente interessada no outro, no olhar do outro, me ajudou e me desarmou. Sem muitas reações, retribuí com o mesmo olhar que ela me ensinou e dei-lhe um abraço dotado da mesma sinceridade concedida.

O que fazer diante da beleza contida na essência de algumas pessoas? E esse bem que vem do outro?
Sem jeito e grata retribuí a sua ação. Devolvi toda a beleza que ela me emprestará.

Seu nome é Susana e eu ainda não a conheço.
Seu nome é Susana e eu já a conheço tanto.
Seu nome é Susana, futura Pedagoga.


eliz pessoa 

Nenhum comentário: