segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Oh Deus!


(Imagem do site Flickr: Faleria de oh_deus)

Elas chegam fazendo alarde. Sentam no banco do ponto de ônibus, e uma delas ascende um cigarro ligeiro e o traga seu próximo entorpecimento. A fumaça espalhasse com o passar da brisa noturna e o relógio marca zero hora, dividindo o domingo da segunda. Falam sobre assuntos empobrecidos, como: o aluguel barato de um quarto, a vizinha prostituta e seus clientes tardios, o locador inquisidor, a perseguição sobre ela, a inquilina, horas dobradas de trabalho, depois exibe em tela de celular, a foto de seu ex-marido. Reclamam o vinho de outro dia dizendo: “àquilo é vinho de pobre... derruba a gente no dia seguinte”. Empobrecidas pela própria experiência, persistem no assunto falido de um pós-trabalho de exploração americanizada. Impaciência nos ouvidos e vontade louca de chegar logo aos atalhos de casa.

Incansáveis tragam outro cigarro e o lançam sobre a pista. Elas, simples, cabelos ressecados e presos a uma fivela qualquer. Desalinhadas, chinelo de dedo, unhas pintadas, bermudas jeans, sacolas de lado e descaso com a imagem do dia. Não são belas, nem interessantes aos olhos rasos como os meus. Tortas, falam descompassadamente, engolindo o “r” de um problema pequeno e infundado. Sem esboçarem cansaço algum, voltam a falar mal da garota de programa. Chama-a de vagabunda e salientam que o velho locador do imóvel deve comê-la de vez em quando.

- Velho idiota! Puta bandida!

Outro moço de aproxima e opina sobe sobre as histórias delas.
Deixo-os pra traz e entro da condução. Por lá, rapazes afeminados, moças masculinizadas levantam bandeiras coloridas... Um deles, em pé, discursa loucamente:

- Odeio evangélicos!


Fala auto e diz não ter medo da verdade, nem de grito. E diz ainda:
- Eles falam mal dos homossexuais. Mas se Deus criou o homem que gosta de “comer” cú de homem, é porque Deus é gay.

Observo enquanto ele continua:

- Se Deus criou o céu e tudo que aí está então ele é onisciente, onipotente e onipresente, logo, Deus é tudo e igualmente criou o Diabo, as diferenças e os gays.
Outro rapaz expõe seu ponto de vista:

- Se Deus é gay e criou tudo, então também criou os evangélicos. Então ele também é evangélico. Criador de todas as criaturas.
Filosofia de eixos, parabólicas descompassadas.

Desço na altura da doze norte. Já é tarde e nem mais avalio tudo isso. Sigo com um sorriso no canto dos lábios e com a sensação sorrateira...

eliz pessoa

Nenhum comentário: