segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

emoção substantivo feminino 1. ato de deslocar, movimentar. 2. agitação de sentimentos; abalo afetivo ou moral; turbação, comoção.

Sou um bicho emotivo por natureza, não só por sentir emoção, mas porque a sinto muito, sinto sempre. É fácil me sentir marejando os olhos, apertando o coração. Se brincar, grande parte dos dias experimento essas sensações, e pra falar a real não me agrado muito com esse jeito de perceber as coisas. Já fui pior é claro! Mas fui me melhorando com o tempo, para não derreter à toa. Todo santo dia ao ver um vira lata perto da minha casa, o qual tem certa amizade, fico com nó na garganta, nó de vê-lo passando sol e chuva debaixo do mesmo lugar. É claro que poderia assumi-lo! Mas como perdi há seis meses minha cachorrinha, resolvi racionalmente a não assumir outro enquanto não tiver condição de fazê-lo sem peso.

Falando de outro momento, me emocionei na festa surpresa de um amigo. É como seu eu pudesse sentir o carinho de todas aquelas pessoas por uma pessoa especial à todas. É foda! Sento por ver as pessoas indo embora, sinto por perceber os espaços que ficam, sinto por perceber aquelas que ainda não foram, mas estão perto de irem.

Outro dia, no ônibus, sentei-me ao lado de uma moça que sempre desce no mesmo local que eu, e como a gente conversa, não foi diferente naquele dia. Mas o fato é que a moça tinha acabado de receber a notícia de que perdera uma grande amiga há poucas horas dali. Fiquei sem saber o que dizer, ouvi mais que qualquer coisa, depois, vendo-a com os olhos marejados, emocionei-me ao ponto de quase não conseguir segurar a minha lágrima.

Por tudo isso, parei de ver notícias ruins, jornais e afins, para também parar de sentir tudo que vejo, porque neste caso, a emoção não vibra bem.  

Hoje, em especial, senti pela morte de David Bowie. Não que eu fosse a fã do cara, aquela que conhece a carreira do sujeito na íntegra, mas senti simplesmente por me lembrar da forte figura retratada nesse Camaleão do Rock, e ver que tudo é efêmero por aqui. E nos últimos tempos figuras importantes desencarnaram do nosso plano, cumpriram o tempo que lhes fora dado, figuras raras e repletas de brilho, deixaram esse esfera terrena mais vazia.

To tentando melhorar, me anestesiar um pouco, para ficar menos emocionada, menos coração mole demais para uma realidade dura demais para amolecer com tudo.

eliz pessoa


Nenhum comentário: